A Cooperativa

O Sicoob Três Fronteiras foi criado por um grupo de 24 empresários ligados à Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI) a fim de terem uma alternativa de instituição financeira mais viável e justa, aliando os pilares econômico e social. A constituição aconteceu oficialmente no dia 30 de agosto de 2001, mas foi só no dia 30 de novembro de 2001 que recebeu a autorização do Banco Central para operar. A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções do Vestuário da Costa Oeste do Estado do Paraná – Sicoob Credioeste passou a prestar serviços financeiros a partir de 1º de agosto de 2002, quando foi fundado o primeiro ponto de atendimento em Foz do Iguaçu, no Centro da cidade.

Além de fortalecer o cooperativismo e estimular o desenvolvimento sustentável da comunidade, a cooperativa teve um papel fundamental na criação do sistema. Juntamente com a Cresud (Francisco Beltrão) e Creserv (Dois Vizinhos), o Credioeste foi cofundador da Central das Cooperativas de Crédito do Estado do Paraná, em 22 de dezembro de 2001. Em agosto de 2011, a singular teve sua razão social alterada para Sicoob Três Fronteiras e sua área de atuação foi ampliada. A cooperativa, que antes deveria atender exclusivamente o ramo de comerciantes de confecções, tornou-se então de livre admissão de associados.

Hoje, em quase 15 anos de funcionamento, o Sicoob Três Fronteiras tem estreitado seus laços com a comunidade e teve um significativo aumento no volume de cooperados, ultrapassando os 8 mil. A cooperativa conta com nove pontos de atendimento sendo três em Foz do Iguaçu (Centro, Vila Portes e República Argentina), um na cidade de São Miguel do Iguaçu (inaugurado em 2010), um na cidade de Medianeira (inaugurado em 2012), outro em Matelândia (inaugurado em 2013), um em Missal (inaugurado em 2014) e um em Itaipulândia (inaugurado em 2015). Também fazem parte da área de atuação as cidades de Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu. O Sicoob Três Fronteiras trabalha com o intuito de difundir o cooperativismo de crédito e expandir suas fronteiras, atuando já em 2017 no Rio Grande do Sul (abrangendo Porto Alegre, Viamão, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Canoas, Gravataí e Alvorada).

Documentos

'