A Cooperativa

A cooperativa de crédito Sicoob Meridional nasceu a partir do anseio dos empresários na busca de soluções eficazes e alternativas para os assuntos financeiros como forma de estabelecer uma concorrência saudável e de resultados para as comunidades, evitando assim o dreno financeiro.

O debate começou na Associação Comercial e Industrial de Toledo (ACIT), então sob a presidência de Valter Scarpin e Augusto Jose Sperotto na vice-presidência e com a participação do então presidente da CACIOPAR Antonio Aparecido Lange, que foi o primeiro diretor presidente do Sicoob Meridional. A cooperativa foi fundada em 17 de julho de 2002, com 26 cooperados que integralizavam quinhentos reais cada um, totalizando R$ 13.000,00 em capital social. A inauguração oficial, com a abertura da primeira agência, ocorreu dia 03 de fevereiro de 2003, com 05 funcionários.

Em 2004 o Sicoob Meridional atingia o sócio número mil. Já em 2005, outra meta era alcançada: 1,5 milhão em conta capital. Em 2008 já eram 2.800 cooperados, 3,5 milhões de reais em capital e o Sicoob Meridional inaugurou a sua segunda agência, na Av. Parigot de Souza, no bairro Jardim Porto Alegre em Toledo. Em 2009 o Sicoob Meridional transformou-se em cooperativa de Livre Admissão. Já eram mais de 3.200 cooperados e o Sicoob Meridional já administrava mais de 40 milhões de reais. Neste ano, aconteceu a inauguração da terceira agência na cidade de Vera Cruz do Oeste.

Em 2010, o Sicoob Meridional chegou na cidade de Terra Roxa com a inauguração da quarta agência, já com mais de 4.200 cooperados. No ano de 2012 foi inaugurada a quinta, sexta e sétima agências nas cidades de Guaíra, Santa Helena e Palotina, respectivamente. Em 2013, o Sicoob Meridional aproximou-se mais dos cooperados na cidade de Toledo inaugurando sua oitava, nona e décima agência nos bairros Grande Pioneiro, Jardim Panorama e Jardim Bressan.

Em 2014 o Sicoob Meridional inaugurou sua décima primeira e décima segunda agência nos bairros Coopagro e Centro, ambas na cidade de Toledo, tornando-se a maior rede de agências da cidade, com seis agências ao todo. O destaque deste ano foi o pioneirismo, com a abertura da primeira agência CABAL do Brasil, voltada exclusivamente para comercialização de cartões da família CABAL, com foco no cartão de crédito NossoCard CABAL. O ponto alto da agência CABAL é a inovação com a impressão do cartão de crédito na mesma hora do atendimento.

Em fevereiro de 2015 foi inaugurado o Centro Administrativo, com instalações direcionadas ao atendimento para as agências, proporcionando maior rapidez e segurança nas transações operacionais de retaguarda. Além da área de serviços, o Centro Administrativo conta com salas de treinamentos e de reuniões tanto para os colaboradores como para o quadro de associados. Em 2016, o Sicoob Meridional concretizou um dos seus maiores projetos: disponibilizar seus produtos e serviços diferenciados para as comunidades do estado do Rio Grande do Sul. Após a autorização do Banco Central do Brasil iniciou suas atividades nas cidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves com a inauguração da sua décima terceira e décima quarta agência, respectivamente.

Atualmente o Sicoob Meridional possui mais de 26 mil cooperados e mais de 460 milhões de reais em volume administrado, para isto, conta com uma equipe de 152 colaboradores que prestam aos cooperados e comunidades um relacionamento humanizado, praticando a já adotada excelência no atendimento.

 

Documentos

'